quinta-feira, 3 de março de 2011

Coruja pro mato que o jogo é de campeonato

Não consigo imaginar quais e quantas minhocas passaram cabeça do zagueirão panamenho Luis Moreno, que atua na Colômbia.

Imaginem a cena: o estádio lotado, o time da casa (Junior de Barranquilla) vencendo por 2x1 o visitante (Deportivo Pereira) e de repente a bola acerta uma coruja, a mascote do time da casa.

O juiz para o jogo para a retirada do bichinho. O que faz o zagueiro do time visitante? Sai correndo para socorrer a mascote toda grogue com a bolada? Não! Como todo mau zagueirão, corre e dá um bico na coruja arremessando-a pro mato... que o jogo era de campeonato.

A cena causou a revolta de jogadores e torcedores, que vaiaram o atleta. Imediatamente a mascote foi encaminhada a uma clínica veterinária, mas não resistiu e morreu. Moreno já foi notificado pelo Departamento Administrativo do Meio Ambiente de Barranquilla e será processado. Além disso, seu clube o suspendeu por dois jogos e ele ainda terá que pagar multa de R$ 930. É pouco.

No domingo passado quando cheguei ao Memorial JK, em Brasília, lembrei-me da querida amiga Izolda Cremonini. Quem me recebeu no belo jardim no entorno do monumento a Juscelino Kubitschek foi a simpática coruja da foto acima. Izolda ama de tal maneira as corujas que mantém uma rica coleção de mimos alusivos a esta majestosa e encantadora ave. Os amigos sabem da coleção e sempre que viajam e encontram uma diferente trazem para a amiga aumentar a sua coleção. O meu clic foi exatamente para Izolda. A corujinha de Brasília já foi enviada à amiga por e-mail em alta.

Talvez no mesmo momento do meu clic em Brasília, o zagueirão Luis Moreno fazia a sua lambança em Barranquilla. Espero que ele nunca venha jogar aqui no Brasil, pois muitos dos nossos estádios estão cheios de quero-quero, que muitas vezes recebem inevitáveis boladas. Lembro do “animal” Edmundo todo meigo socorrendo o bichinho para delírio da torcida. Ouviu, Luis Moreno! Se você tivesse se espelhado no nosso “animal” sairia ovacionado do campo e, até talvez, o seu time tivesse dado a volta por cima e vencido o jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário