segunda-feira, 18 de julho de 2011

Domingo de manhã em downtown

Madrugamos no domingo para cumprir um objetivo predeterminado: visitar O Mundo Mágico de Escher, exposição que, depois de dois meses e pouco em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, cumpria seu último dia de visitação.

Só mesmo os dois espertos para deixar a empreitada para os 45 do segundo tempo. Engrossamos a fila às 9h20 e lá ficamos até 11h15... Quando desistimos. Naquelas duas horas na fila paquidérmica, nos revezávamos. Fui buscar café e pão de queijo e aproveitei para fotografar alguns prédios do centro velho.

Apesar do mico, o astral estava incrível. No começo da XV de Novembro, uma produtora gravava um comercial com dezenas de figurantes. De repente, uma procissão de ciclistas surgiu do nada e cruzou o set. Quando perceberam as luzes e câmeras, passaram a gritar. Imagino o porre que deve ser para os produtores serem interrompidos a cada momento por curiosos que cruzam o set como se nada de extraordinário estivesse acontecendo por ali.

Gostoso mesmo foi rever o centro velho – com exceção da fila – vazio e com as portas fechadas que realçam a beleza dos velhos edifícios. Embora eu tenha circulado naquele espaço durante os oito anos em que trabalhei na Boa Vista, descobri algumas fachadas que antes não haviam me chamado a atenção. Sobretudo, porque durante a semana, você caminha preocupado com a massa que circula naquelas calçadas e pode, vez ou outra, mudar o seu destino. Se você parar, é levado. Se bobear, pode ser assaltado. Então, a vista não consegue desviar para o alto, onde se escondem os tesouros arquitetônicos.

Bem, como não conseguimos ver O Mundo Mágico de Escher, o que nos restou foi pegar o caminho de volta e decidir no caminho o cardápio do domingo. Vamos ao bacalhau com grão de bico e arroz soltinho e o tinto. A produção antecedeu o desastre, não menor que a frustração de não ter visto a exposição: às 4 da tarde tem Brasil x Paraguai. Agora vai desencantar, imaginei. Vamos meter pelo menos quatro nos hermanos paraguaios.

Eu disse quatro... Foram de fato quatro pênaltis pro mato... Que o jogo era de campeonato. Fosse o meu Verdão isso não aconteceria. Cleber & Cia. acertariam pelo menos uns dois, mas a Seleção dos tão aclamados Neymar e Ganso – que o Dunga não levou pra África do Sul – exageraram na arte de perder pênaltis. O baixinho twitou: seleção de M... Ele tem toda a razão, pois comandou brilhantemente a classificação para e a Copa dos EUA.

Bem, passado o tsunami, liguei em Chile x Venezuela. Afinal, o verde Valdívia é um dos craques dos chilenos. Oh, deuses do futebol! O que vocês aprontaram. A Venezuela de Hugo Chavez despachou o Chile, como o Uruguai havia feito antes com a Argentina; o Peru com a Colômbia; e o Paraguai com o Brasil. A Venezuela foi a mais surpreendente, afinal em edições anteriores havia assinalado apenas dois gols e era, invariavelmente, o saco de pancadas de todas as seleções; os três pontos garantidos.

É isso aí, a Venezuela de Chavez e das misses está na semifinal. E agora, vou torcer para que ela leve o título. Seria surpreendente e a história do futebol teria de ser reescrita.

Terminei o meu domingão no Canal Brasil. Reprisaram o show maravilhoso que o João Bosco fez no Auditório do Ibirapuera em 2006, acompanhado por uma banda maravilhosa e com convidados para ninguém botar defeito: Yamandú Costa, Hamilton de Holanda e Djavan. O título do show? Obrigado, gente!

3 comentários:

  1. Bom Dia Dirceu, meu querido! De uma forma ou de outra, seu domingo parece ter sido legal antes do jogo; podendo circular e observar lugares por onde circula/circulou com pressa, admirar paisagens que não admira no cotidiano por motivos óbvios, que todos nós sabemos pelos meios de comunicação. Uma pena foi não ter "quebrado a cabeça" no O Mundo Mágico de Escher, e sim em como a seleçao foi chutar os pênaltis pro mato! E logo depois com o jogo do Chile! Mas guarde mais um pouquinho para o quebra cabeça de amanhã meu querido, quando seu "verdão" irá jogar com meu rubro negro!!!
    Lindo texto Dirceu!!! Obrigada por dividi-lo comigo!!! Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Juliana querida,
    Acho que não quebraremos a cabeça na quinta. O Fla é um velho freguês nosso. Estou Inclinado a ir até o Pacaembu ver o jogo. Meu prognóstico é que faremos 3x1 no mengão. Grande beijo.

    ResponderExcluir
  3. Já começou mal palmeirense querido... Vai novamente perder outro programa... O jogo é na quarta e não na quinta! Como boa amante do futebol arte e dos seus artigos, não quero que se iluda em assistir mais um espetáculo e fique de fora... É QUARTA FEIRA Dirceu querido, e não QUINTA!!! Rs...

    ResponderExcluir