sábado, 19 de fevereiro de 2011

A constelação literária de Haroldo de Campos

Haroldo de Campos clicado por German Lorca
H LÁXIA é o título da Ocupação Haroldo de Campos que está em cartaz no Instituto Cultural Itaú e Casa das Rosas até 10 de abril. A exposição tem como principal obra de referência o livro-poema Galáxias. A curadoria é do "decompositor" Lívio Tragtenberg, do poeta Frederico Barbosa e dos professores Marcelo Tápia e Gênese Andrade.

A exposição apresenta instalações sobre a obra de Haroldo – como a peça sonora e visual inédita de Lívio Tragtenberg, H LÁXIA, que dá título à exposição. Também é destaque da atividade a exibição, pela primeira vez, de uma seleção de livros anotados pelo autor – sua marginália. Assim, o público descobre o que o poeta e tradutor pensou no momento de ler as obras. Também tem acesso a seus poemas, manuscritos de suas obras e parte da sua hemeroteca.

Os curadores mergulharam nas cerca de 20 mil publicações acumuladas por Haroldo junto a pastas de recortes e obras de arte que formavam a sua biblioteca, iniciada na juventude por ele, junto com seu irmão Augusto. Os livros foram tantos que ocuparam todas as estantes e paredes da casa do poeta em Perdizes, que passou a ser chamada de “bibliocasa”. Em 2004, a família doou todo o acervo para o Estado de São Paulo, que o depositou na Casa das Rosas, rebatizada então como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.

Foi vasculhando este precioso acervo que os curadores recuperaram o universo de Haroldo. Boa parte desse universo está representado na exposição. Ao visitar a Ocupação Haroldo de Campos – H LÁXIA, o público encontra pistas para conhecer não somente a obra como também o personagem.

A exposição começa no Itaú Cultural e prossegue na Casa das Rosas. Ao chegar, do lado de fora da casa o visitante depara-se com 24 totens rentes ao chão que ostentam trechos do poema Servidão de Passagem. Uma instalação metalinguística, posto que aquele espaço é uma “servidão de passagem”, que liga a Av. Paulista à Alameda Santos.

No Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô - 11. 2168-1776/1777) a Ocupação Haroldo de Campos fica aberta de terça a sexta, das 9h às 20h e sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h. Na Casa das Rosas (Av. Paulista, 37 - Bela Vista – 11 3285-6986), de terça a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 10h às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário