segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Lázaro Ramos, A Velha Sentada & simpatia

Lázaro Ramos bate-papo na Biblioteca de SP
Quanto o mediador Mario Silva abriu o bate-papo para as perguntas da platéia, um garoto juntou toda sua coragem e, com uma voz tímida e quase ininteligível, disparou: - Foi você quem trabalhou no Ó paí, ó?
Lázaro Ramos soltou uma sonora e gostosa gargalhada. Respondeu dizendo que quando a produção discutia o título do filme chegaram à conclusão que este foi o pior da história do cinema nacional. Ganhou este troféu e muito público: 450 mil pessoas foram para o cinema e milhões viram na televisão, depois que virou minissérie.
O encontro aconteceu ontem à tarde na Biblioteca de São Paulo e precedeu o lançamento de A Velha Sentada, livro que é parte de um projeto que levou sete anos para ser concluído, e que trata das consequências do bullying na vida das crianças.
Bom humor e simpatia não faltaram no encontro com este baiano bom de prosa. Em quase duas horas contou sua trajetória de menino pobre em Salvador até a fama; falou da avó Edith, que empresta o nome à personagem de A Velha Sentada; dos amigos de Salvador; e de seu trabalho como embaixador da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) no Brasil.

Sobre o amigo Wagner Moura contou um quase incidente que aconteceu entre eles durante um exercício que a preparadora de atores Fátima Toledo propôs para a dupla durante o processo de produção do filme Cidade Baixa. Sem querer, Lázaro acertou uma joelhada em Wagner, que tentou retrucar com vários socos. Depois de um: o que é isso, meu amigo, os dois se abraçaram e choraram.

A plateia não só ouviu atenta as histórias, como levou para casa algumas lições que Lázaro Ramos passou com grande sabedoria. “O seu lugar é onde você sonhar estar”. “Ler é poder. Leiam todos estes livros que estão aqui na biblioteca.” “Comunidade. Adoro esta palavra.” “A gente tem que cuidar da gente”. Esta última dita por um frequentador de uma das muitas bibliotecas que criou nas comunidades de Salvador.

Ao fim do bate-papo, o ator e escritor foi atencioso com todos os pedidos de fotos e autógrafos no seu A Velha Sentada. E ele não para. Às quatro da tarde levantou acampamento. Foi para a Livraria Saraiva, do Shopping Center Norte, começar todo esse ritual novamente.

Ah, ia me esquecendo do principal. Lázaro Ramos falou com muito amor sobre o significado da palavra amar. Depois disso, todos os que lá estavam passaram a amá-lo ainda mais. Para terminar este nosso bate-papo, nada melhor do que reproduzir aqui um trecho de A Velha Sentada:

"O tempo é muito lento para quem espera
Muito rápido para quem tem medo
Muito longo para quem lamenta
Muito breve para quem festeja
Mas, para quem ama, o tempo é eterno."

Para quem quiser saber mais sobre o livro é só clicar no site da Editora Uirapuru: http://www.editorauirapuru.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário